Programa Sertão Sustentável
O Programa Sertão Sustentável é composto por ações estratégicas voltadas para o desenvolvimento comunitário rural, com sete projetos principais.
O projeto acontece com famílias em vulnerabilidade do semiárido nordestino com o objetivo de desenvolver hortas agroecológicas, cultivo de frutas e espécies nativas, propondo a melhoria da qualidade alimentar através de capacitações técnicas e estímulos ao empreendedorismo, contribuindo com a renda familiar. No projeto são utilizados os potenciais hídricos existentes na comunidade ou a partir dos poços perfurados pela ACEV. O processo valoriza as boas práticas da preservação ambiental, a cultura local, a vocação e resiliência dos agricultores sertanejos.
O projeto tem o propósito de contribuir com a renda e melhoria na qualidade alimentar de famílias em vulnerabilidade no sertão nordestino, através do incentivo à criação de cabras e ovelhas. os participantes recebem um animal vacinado (cabra ou ovelha), orientações técnicas e monitoramento, kit de medicamentos veterinários (vermifugação e nutrientes). É realizado um acordo formal com a família beneficiada para os cuidados do animal e a devolução da primeira cria, que é repassada para outra família um ano após o recebimento, possibilitando a sustentabilidade do projeto.
Com o foco no seminário nordestino, o projeto atua na inclusão produtiva e geração de renda de famílias em situação de vulnerabilidade através do desenvolvimento da cadeia produtiva da apicultura. A criação de abelhas no sertão é uma alternativa sustentável para os agricultores, em comparação a outras culturas agrícolas, possuindo um baixo custo de investimento. Mesmo com a queda do índice pluviométrico ad região a flora ainda possibilita a continuidade da produção que oferece o único alimento doce com proteínas.
O projeto contribui para a melhoria da qualidade de vida das famílias sertanejas no nordeste, a partir do estímulo à criação de uma tecnologia social sustentável por meio do uso do esterco como matéria-prima para a produção do biogás. O Biodigestor promove a preservação ambiental através de boas práticas e auxílio à renda familiar.
O projeto procura contribuir para a melhoria da qualidade de vida de famílias em vulnerabilidade social em comunidades quilombolas e sertanejas, oferecendo melhores condições sanitárias através da construção de banheiros e procurando sensibilizar as famílias quanto a boas práticas de higiene, meio ambiente e condições básicas de saúde. São utilizadas visitas, rodas de conversas e oficinas educativas em associações, escolas públicas e igrejas, com metodologias participativas buscando o desenvolvimento integral da comunidade. São fornecidos os materiais necessários para a construção dos banheiros. Parte da mão de obra é realizada pela própria família beneficiada e por meio de mutirões.
Possui o objetivo de contribuir com a sustentabilidade ambiental através de ações de sensibilização e mobilização de igrejas, associações comunitárias, escolas, instituições públicas e privadas (advocacy). São realizadas rodas de conversas, oficinas, capacitações e intercâmbios de troca de experiências por meio dos projetos da ACEV Social, além de campanhas de impacto social que incluem o engajamento em fóruns e grupos locais e nacionais de articulação ambiental.
Atualmente a ACEV/ ACEV Social participa das campanhas Renovar Nosso Mundo, do Grupo Ambiental Sertão (Paraíba), Nós na Criação, Advocacy Ambiental – Tearfund, Reserva Ecológica Verdes Pastos e Fórum Permanente Salve Pico do Jabre.